A Prefeitura de Santa Rita do Pardo através da Secretaria Municipal de Saúde elaborou um calendário com palestras relacionadas a importância da amamentação, e os impactos causados da sua não realização.

A SMAM é uma campanha global para aumentar a conscientização e estimular ações relacionadas ao aleitamento materno. Ela é celebrada de 1 a 7 de agosto, em comemoração à Declaração de Innocenti de 1990, e começou em 1992 com temas anuais, incluindo sistemas de saúde, mulheres e trabalho, o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno, apoio comunitário, ecologia, economia, ciência, educação e direitos humanos. Desde 2016, a SMAM está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – denominada de campanha SMAM-ODS.

Para a Secretária de Saúde Maria Angélica Benetasso as práticas de aleitamento materno são uma questão de saúde pública, exigindo esforço e investimento no nível social. Durante esta Semana Mundial de Aleitamento Materno, devemos lembrar de que proteger o aleitamento materno é uma responsabilidade compartilhada. Para todos nós, é hora de informar, enfocar, engajar-se e articular ações para proteger e apoiar o aleitamento materno. Isso ajudará a garantir a sobrevivência, a saúde e o bem-estar das crianças e de suas famílias, fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, não deixando ninguém para trás.

Em parceria com o grupo Saber Materno as ações realizadas tem por objetivo incentivar cada vez mais a prática da amamentação.