ASSECOM

A Prefeitura de Santa Rita do Pardo em parceria com o CODEVALE dispõe de mais um importante instrumento para garantir a proteção e o bem-estar dos animais e, em consequência, das pessoas. Trata-se do castramóvel, veículo especialmente adaptado para percorrer as cidades consorciadas, com técnicos que efetuarão a castração gratuita de cães e gatos. Além da operação, os medicamentos pós-operatórios serão fornecidos gratuitamente aos responsáveis pelos animais castrados.

A tramitação da castração é dividida em três etapas, pré-operatório composto pelo Sr. CARLOS ALBERTO Coord. em Saúde do CODEVALE e os veterinários Dr. Weldan e Dr. Herick, centro cirúrgico Drª Valesca, Dr. Diego e Dr. Alexandre e a equipe do pós-operatório composta pela Drª Maria Eduarda, além da equipe de apoio do Consórcio e da Prefeitura Municipal.

Durante a solenidade de apresentação do veículo, na manhã desta sexta-feira (23), no Centro de Zoonoses, o prefeito Dr. Lúcio Costa destacou a importância do serviço, não só quanto à proteção e bem-estar dos animais, mas, também, quanto à saúde pública. Alertou para a necessidade de conscientização das pessoas sobre o tratamento que deve ser dado a seus animais de estimação. ”Adotar um cão, um gato, é um ato que exige, também, muita responsabilidade”, disse.

A esterilização cirúrgica, procedimento invasivo que dura cerca de 30 minutos, é fundamental para o controle reprodutivo dos animais e evita casos de abandono e maus-tratos. A cirurgia também ajuda na prevenção de problemas de saúde, como tumores de testículo, próstata e mamários. Cães e gatos castrados tendem a ficar mais calmos e caseiros. A castração pode ainda reduzir o hábito de urinar para demarcar território, além do procedimento os animais também receberam um chip de localização que facilita o proprietário entrá-lo caso se perca.

Estiveram presentes na abertura da primeira ação de castração, a Primeira Dama, Dixie Croskey, o Deputado Estadual, Marcio Fernandes, a Secretária Executiva do CODEVALE, Daniele Cabriotti, a Secretária Municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, o Vice-prefeito ,Gilberto Patussi, o Prefeito de Aparecida do Taboado José Natan, os vereadores Cirção, Silmara Braga e Leu Lopes que apoiam a causa animal, além doa acima citados.