A proposta do projeto em uma de suas fases de desenvolvimento, foi composta pela elaboração de um redação, no qual quatro alunos da E. M. Raimundo Cândido de Araújo se destacaram na dissertação.

Quatro alunos são premiados com smartphones através do projeto Piracema desenvolvido pelo Ministério Público de Estadual/MPMS e a Prefeitura de Santa Rita do Pardo.

O Projeto Piracema é um despertar da consciência cidadã, do papel de protagonistas dos jovens estudantes para o sucesso dos esforços desenvolvidos no reequilíbrio do meio ambiente regional, e busca estimular a implementação de ações ambientais de médio e longo prazo nas comunidades, incentivando o hábito da coleta seletiva de resíduos sólidos, a prevenção de queimadas, e os mecanismos de controle epidemiológico da dengue, zika, chikungunya, entre outros temas que serão apresentados.