Em seu início o povoado de Santa Rita do Rio Pardo pertencia ao município de Campo Grande e tempos depois passou a pertencer ao município de Três Lagoas. Por questões de disputa Major Cecílio rompeu relações com o Prefeito de Três Lagoas e mudou o nome do distrito como proposto por MATTOS (2013)

Procurando melhorar as condições locais e não obtendo sucessos nas tentativas, Major Cecílio rompeu relações com o Prefeito de Três Lagoas e num ato de demonstração de forças, mudou o nome do Distrito até então Santa Rita do Rio Pardo para Xavantina em homenagem aos índios Xavantes. Para esse ato, convocou alguns empregados; entre eles consta o nome do senhor Luiz Vicente Ferreira, filho do senhor Manoel Vicente Ferreira, que conviveu desde 1908 junto a essa comunidade. Após discursar seus motivos, Manoel Cecílio da Costa Lima determinou a afixação de um novo Cruzeiro como marco da nova denominação. Esse ato aconteceu pela manhã e, à tarde, precipitou uma pavorosa tempestade e o Cruzeiro foi atingido por um raio que o despedaçou; acreditando o povo que o fato ocorreu por haver sido tirado o nome da Santa da cidade. Se é que santo se vinga. (MATTOS, 2013).
Ainda, quanto à divisão anterior ao processo de emancipação ocorrido, Mattos (2013) sugere queEm divisões territoriais datadas de 31-XII-1936, figura no município de Três Lagoas o distrito de Chavantina. No quadro fixado para vigorar o período de 1944 - 1948, o distrito aparece grafado Xavantina e permanece no município de Três Lagoas. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Pela Lei Estadual nº 1970, de 14-11-1963, o distrito de Xavantina foi transferido do município de Três Lagoas para o novo município de Brasilândia. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Xavantina figura no município de Brasilândia. (MATTOS, 2013).Na década de 1980, lideranças de Xavantina formaram uma comissão PróEmancipação, tendo como Presidente o Professor Antônio Arcanjo dos Santos e o Sr. Joaquim Aniceto Pereira como Secretário. Esses encabeçaram uma lista colhendo assinaturas junto aos moradores, com objetivo de pedirem junto ao governo de Mato Grosso do Sul a emancipação política de XavantinaEm uma votação simbólica a comissão Pró-Emancipação escolheu três nomes para o novo município; Presidente Tancredo, Xavantinópolis e Ritanópolis.

Após consultar a população, os Deputados Júlio Maia e Cícero de Souza por meio da emenda parlamentar substitutiva nº 05,87 de 23 de setembro de 1987, apresentaram a posição da população e sua intenção em nomear o município como Santa Rita do Rio Pardo, em respeito à origem e a fé do povo xavantinense por meio de sua padroeira Santa Rita de Cássia, bem como, o Rio Pardo uma referência para os xavantinenses.Duas emendas parlamentares foram apresentadas por parte dos Deputados acima citados, uma modificava o nome de Santa Rita do Rio Pardo, enquanto a outra modificava para Santa Rita do Pardo, sendo que esta última foi mantida. Para tanto, no dia 18 de dezembro de 1987, por meio do Projeto de Lei nº 808, foi criado o município de Santa Rita do Pardo, pelo ilustre Governador Marcelo Miranda Soares, o município ora criado ficou pertencendo á comarca de Brasilândia.